sexta-feira, 19 de abril de 2019

Flores e galhos: Flor de Cúrcuma





Curcuma longa é o nome científico de uma espécie de planta que tem vários nomes populares como: Cúrcuma, Açafrão-da-Terra, Turmérico, Raiz-de-Sol, Açafrão-da-Índia, Açafroa, Batatinha-Amarela, Mangarataia e Gengibre-Amarelo. Pertence à família botânica Zingiberaceae, a mesma do gengibre. É originária do sudeste da Ásia, mais precisamente das encostas de morros das florestas da Índia, e no Brasil, é cultivada em vários Estados.


A flor de Cúrcuma é muito utilizada para fazer arranjos de ikebana. Eu já fiz com a flor branca nas já vi ikebanas com a flor roxa.

Como preciso estudar os nomes de flores e galhos, além dos tipos de ikebanas do estilo Sanguetsu para fazer a prova, volta e meia vou postando aqui.

Fonte de consulta: 
https://www.vamosreceber.com.br/2016/07/27/flor-de-curcuma/

quinta-feira, 11 de abril de 2019

Arte Ikebana - estilo Sanguetsu

Faço curso de ikebana, estilo Sanguetsu ou Kado Sanguetsu, da Fundação Mokiti Okada. Para quem quiser conhecer um pouco sobre os cursos oferecidos pela fundação é só acessar este endereço www.fmo.org.br. Tem cursos super interessantes lá, vale a pena conhecer.
Então voltando ao curso de ikebana, fiz minha primeira aula de ikebana quando era criança, por volta de 6 ou 7 anos e o curso básico fiz por volta de 1990. Em 2001, refiz o curso básico e logo depois fiz o intermediário. Parei novamente durante um tempo. Só em 2017 retornei aos cursos com força total e hoje estou num processo de estudos para ser professora nessa arte que é tão bonita e que faz tão bem para nossa vida!

Em janeiro de 2017 estava num processo muito forte de depressão por conta do trabalho e situação familiar. Nessa época estava fazendo terapia e recorri a minha igreja como última saída. O ministro responsável cuidou de mim e me indicou para retornar aos cursos de ikebana.

Posso dizer que foi a minha salvação!

É muito bom mexer com flores, viver com flores, apreciar a beleza das flores. Elas têm uma missão muito bonita e importante em nossas vidas, sabia? Elas purificam o ambiente onde são vivificadas e impede que maus pensamentos nos atinjam. Dizem que, quando algo ruim é direcionado para nós, acaba atingindo a flor primeiro, ou seja, ela nos protege.

Ainda passei por alguns momentos de recaída durante 2017 e 2018, mas posso dizer que hoje estou bem mais fortalecida e que as flores foram as minhas companheiras que jamais me deixaram na mão e que me ajudaram a estar como estou hoje.

Toda semana ornamento os cômodos da minha casa com flores e a cada ikebana que faço, trabalho dentro de mim o sentimento para ser uma pessoa melhor, feliz.

A ikebana como toda e qualquer arte, transmite o sentimento do artista e, ao mesmo tempo que eleva o espírito de quem faz também eleva o espírito e sentimento de quem a aprecia.

O estilo Sanguetsu, é baseado na filosofia de Mokiti Okada que ensina o respeito com a natureza e a ornamentação mais simples e natural possível. Sanguetsu significa Monte e Lua, onde podemos imaginar a paisagem da Lua atrás da montanha, como a sublime beleza da natureza como ela é. Kado significa caminho e Kado Sanguetsu, caminho pela flor.

Página do curso no site da fundação:
https://www.fmo.org.br/sanguetsu/atividade/workshop-de-ikebana-sanguetsu/

Algumas fotos para apreciar:





sexta-feira, 5 de abril de 2019

A existência da Arte!

Mokiti Okada afirma que a razão de existência da Arte, além da de tocar o sentimento do povo, consiste em eliminar, um pouco que seja, a natureza animal existente no interior do homem e enriquecer ainda mais o seu lado cultural.

Isso ele afirmou em 9 de maio de 1951.

Ele afirma também que o verdadeiro significado da Arte está em aprofundar a inteligência, em transmitir a quem observa a obra artística o espírito do autor e em elevar o espírito do observador.

Bem, atualmente tenho praticado as seguintes atividades para atestar o que Mokiti Okada afirma nesse ensinamento:

1. canto músicas que transmitem mensagens boas, que fazem o nosso coração transcender de emoção e felicidade no coral ligado a Fundação Mokiti Okada;

2. faço aulas de ikebana estilo sanguetsu, que foi criado baseando nas práticas de Mokiti Okada;

3. participo de atividades de criação de lembrancinhas para serem entregues a outras pessoas, onde a arte e o sentimento na elaboração de cada uma, é com intuito de levar felicidade e gratidão para a pessoa que irá receber;

4. procuro apreciar o belo através de obras de arte, belas paisagens, atitudes admiráveis de outras pessoas, ouvindo uma boa música ou vendo um bom filme, etc.

Através dessas práticas tenho refletido que minha personalidade que era muito agressiva e impaciente, tem melhorado bastante. Tenho conseguido me controlar em situações que antigamente já teria surtado e agido sem pensar e com grosseria.

Nesse quesito, consigo afirmar que Mokiti Okada está correto e vale muito a pena praticar.

Seguem algumas fotos para apreciação!








Resolvi reativar o meu blog, depois de tantos anos... 8 no total!

Queria postar algumas coisas que gostaria de guardar para ver depois... Sei lá...

Após tanto tempo, nem sei se vale a pena, mas vamos tentar.

Durante todos esses anos muitas coisas aconteceram, muitas coisas boas e muitas coisas que foram para o meu aprimoramento como pessoa, para o meu amadurecimento.

Acho que faz parte na vida de todo mundo ter que passar por fases assim, entre seguir em frente ou desistir de tudo.

Mas hoje, olhando para trás, para tudo que se foi, acredito fielmente que foi um mal necessário. Não que eu possa afirmar que se eu tivesse que passar por tudo isso novamente, eu passaria. Eu não passaria.

Se eu tivesse a cabeça de hoje, não teria tido as mesmas escolhas, eu acredito nisso. Teria pensado duas vezes e seguido outro caminho.

Mas, hoje, olhando para tudo o que passou, eu agradeço. Eu agradeço muito!

Quando eu paro e penso, agradeço! Agradeço por tudo que tenho. Pelos meus familiares, pelos meus amigos, por conseguir tratar bem as pessoas e por conseguir pensar em ser uma pessoa melhor. Porque a minha meta de vida é ser cada vez mais uma pessoa melhor e isso não é nada fácil.

Eu sou uma dessas pessoas que a natureza tende mais para um ser chato, dependendo da situação, até meio arrogante e antipático sabe. Aprendi a aceitar isso em mim e a trabalhar dentro de mim, com um certo esforço, para ser alguém melhor.

Entendi com muito esforço que só conseguimos nos sentir bem e muito feliz, sendo menos egoísta e ajudando outras pessoas. Dessa forma conseguimos transformar o ambiente em que vivemos e tudo parece que vale a pena. O mundo automaticamente conspira a nosso favor e tudo da certo na nossa vida.

Eu sigo um grande filósofo que vale muito a pena ler e praticar o que ele fala. Tudo o que ele ensina, faz muito sentido, mas só temos certeza, praticando. O nome dele é Mokiti Okada. Vale a pena conhecer seus ensinamentos.

Uns meses atrás comecei a ler um livro chamado Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes de Stephen R. Covey. De certa forma ele prega práticas que vão ao encontro do mesmo resultado, de nos tornarmos pessoas melhores.

Bem, como um blog de retorno acho que está bom!

Se pelo menos uma pessoa, além de mim rsrs, se beneficiar do conteúdo desse blog, já fico feliz.