quinta-feira, 11 de abril de 2019

Arte Ikebana - estilo Sanguetsu

Faço curso de ikebana, estilo Sanguetsu ou Kado Sanguetsu, da Fundação Mokiti Okada. Para quem quiser conhecer um pouco sobre os cursos oferecidos pela fundação é só acessar este endereço www.fmo.org.br. Tem cursos super interessantes lá, vale a pena conhecer.
Então voltando ao curso de ikebana, fiz minha primeira aula de ikebana quando era criança, por volta de 6 ou 7 anos e o curso básico fiz por volta de 1990. Em 2001, refiz o curso básico e logo depois fiz o intermediário. Parei novamente durante um tempo. Só em 2017 retornei aos cursos com força total e hoje estou num processo de estudos para ser professora nessa arte que é tão bonita e que faz tão bem para nossa vida!

Em janeiro de 2017 estava num processo muito forte de depressão por conta do trabalho e situação familiar. Nessa época estava fazendo terapia e recorri a minha igreja como última saída. O ministro responsável cuidou de mim e me indicou para retornar aos cursos de ikebana.

Posso dizer que foi a minha salvação!

É muito bom mexer com flores, viver com flores, apreciar a beleza das flores. Elas têm uma missão muito bonita e importante em nossas vidas, sabia? Elas purificam o ambiente onde são vivificadas e impede que maus pensamentos nos atinjam. Dizem que, quando algo ruim é direcionado para nós, acaba atingindo a flor primeiro, ou seja, ela nos protege.

Ainda passei por alguns momentos de recaída durante 2017 e 2018, mas posso dizer que hoje estou bem mais fortalecida e que as flores foram as minhas companheiras que jamais me deixaram na mão e que me ajudaram a estar como estou hoje.

Toda semana ornamento os cômodos da minha casa com flores e a cada ikebana que faço, trabalho dentro de mim o sentimento para ser uma pessoa melhor, feliz.

A ikebana como toda e qualquer arte, transmite o sentimento do artista e, ao mesmo tempo que eleva o espírito de quem faz também eleva o espírito e sentimento de quem a aprecia.

O estilo Sanguetsu, é baseado na filosofia de Mokiti Okada que ensina o respeito com a natureza e a ornamentação mais simples e natural possível. Sanguetsu significa Monte e Lua, onde podemos imaginar a paisagem da Lua atrás da montanha, como a sublime beleza da natureza como ela é. Kado significa caminho e Kado Sanguetsu, caminho pela flor.

Página do curso no site da fundação:
https://www.fmo.org.br/sanguetsu/atividade/workshop-de-ikebana-sanguetsu/

Algumas fotos para apreciar:





Nenhum comentário:

Postar um comentário